sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Audax Bresil- Resumo dois primeiros anos

Audax Bresil

Ao Brasil, mesmo com a utilização do nome Audax, não haviam brevets com a Formula Audax, 22,5 km/h no Brasil, mas apenas Brevets Randonneur na linha de L’Audax Club Parisien. Esta situação mudou no domingo dia 08 de março de 2009 com a realização do brevet 100 km organizado pelo clube Santa Ciclismo em Santa Cruz do Sul, RS.
Logo que eu fiz o anuncio do Primeiro Brevet Audax do Brasil recebi muitas questões. Me disseram, não é o primeiro. Eu disse: o que vocês conhecem não é Audax.
O percurso foi o mais plano possível, mas na largada havia uma subida de 3 km e alguns precisaram de ajuda para não perder o pelotão, o Capitão de Rota Cláudio Rigoni teve que fazer uma redução do ritmo por alguns minutos. Logo após o grupo seguiu em conjunto e a primeira etapa estava fácil pois o vento estava favorável. O controle ao km 50 foi realizado em uma padaria e alguns ciclistas estavam bebendo o café quanto o pelotão inicio o retorno a Santa Cruz do Sul. No retorno o vento contrário e alguns ciclistas precisaram de ajuda, principalmente as duas mulheres e os mais fortes foram solidários. Antes da chegada em uma subida de 5 km o pelotão ficou um pouco disperso, mas vinte e sete ciclistas fizeram este brevet.
Segundo brevet Audax no Brasil
No dia 23 de agosto 2009 foi feito o Audax 100 km de Santa Maria ( Santa Maria Ciclismo- Julio Siluk) -o segundo brevet Audax-UAF realizado no Brasil;
- o primeiro com mais de um pelotão;
- o primeiro brevet com uma mulher Capitão de Rota- Daniela Trevisan Sbeghen, primeira Capitã de Rota Audax Brasil
- foi um brevet muito bem organizado, com a participação de mais de 100 ciclistas, sendo que 93 foram brevetados.
Percebi que entre os participantes do Audax já não existe tanta confusão entre o que é Audax e o que é Randonneur. Ninguém vai deixar de fazer Audax ou randonneur por serem organizações e regulamentos diferentes. Os ciclistas estão se adaptando as diferenças.
Terceiro Brevet Audax no Brasil
No dia 27 de setembro de 2009 aconteceu o brevet Audax 200km de Santa Cruz do Sul. Foi um brevet histórico e por mais de um motivo.
1- Por ter sido o primeiro brevet Audax- Formula Audax- de 200 km realizado no Brasil;
2- Por ter sido um brevet realizado com muita, mas muita chuva. Teve também granizo e vento, mas não atingindo os ciclistas;
3- Foi um brevet pedalado em grupo e apesar dos perigos, da chuva intensa, dos buracos na estrada, não houve relatos de tombos, ou acidentes. Mérito dos Audax que souberam reduzir o ritmo se preciso, mas também pedalar com muito cuidado;
4- Muitos pneus furados e foi difícil se manter no pelotão, mas não faltou solidariedade.
17 ciclistas concluíram este brevet.
Quarto Brevet Audax no Brasil
Brevet 150 km Santa Maria 29 de novembro de 2009
Um brevet com muito calor e subida de montanha, parada para almoço descontraída com direito até a banho no lago.
Trinta e dois ciclistas concluíram o brevet
Brevet 150 Km Porto Alegre 17 de Janeiro 2010
Foi um brevet com percurso plano, em dia com pouco vento.
A grande quantidade de pneus furados foi a maior dificuldade.
O destaque deste brevet foi o Espírito Solidário Audax: foi o primeiro onde conseguimos pedalar 100% conforme o regulamento. Digo isto porque em nenhum momento algum ciclista pedalou sozinho e o pelotão andou sempre junto. Só conseguimos isto devido ao trabalho dos capitães de rota e aos demais ciclistas experientes e solidários. Sempre que alguém teve dificuldades algum outro ciclista ajudou e acompanhou até que ambos reencontrassem o pelotão.
Luiz M. Faccin fez este brevet com uma bicicleta de pinhão fixo.
Vinte e três ciclistas concluíram o brevet
Brevet 200 km- Santa Maria, 25 de julho 2010
Frio e Chuva
Para que o brevet do Audax seja desafiador, o clima tem que estar bom, e o clima estava bom, porque os Audax, valentes Audax, mostraram que para um bom brevet basta pedalar.... a chuva, muita chuva e o frio foi apenas um ingrediente a mais.
Tiveram ciclistas com pneus furados, passaporte perdido, dedos gelados e roupas encharcadas, até quem caiu e deu susto, levantou sacudiu as gotas de água do rosto, testou suas possibilidades e mesmo com dor, prosseguiu. Nada tirou o ímpeto de completar o percurso.
Esse é o Espirito Audax, o companheirismo e as dificuldades, tudo isso faz com que o valor da conquista seja único, com o sentimento da vitória e o plano do próximo desafio..
Texto do Blog: audaxsantamaria.blogspot.com
35 ciclistas na largada deste brevet
O Ciclista Rubens Pinheiro Gandolfi fez o brevet com uma bicicleta de pinhão fixo.
Brevet 400 Km – Santa Ciclismo- Santa Cruz do Sul, 16/10/2010
Primeiro brevet Audax no Brasil com trechos durante a noite e também com parada para pernoite que foi realizado em um hotel.
Sete ciclistas, todos capitão de rota ao menos por uma vez, pedalaram este brevet. O clima estava favorável.
Foi uma experiência nova fazer 190 km, dormir algumas horas e repartir para fazer mais 210 km até a chegada.
Um brevet gratificante e pouco cansativo apesar dos 400km o que deixou claro as vantagens do Audax.
Ficou a expectativa para o brevet de 600km e para a participação no Paris Brest Paris Audax 2011.

Para 2011
Teremos novidades
Brevet Marcha em abril
A intenção é fazer um bom brevet para marcar o inicio da modalidade e possibilitar a realização de mais eventos também distancias maiores para o calendário 2012
Audax de Jovens em novembro.
Deverá ser um pequeno brevet para possibilitar aos filhos dos ciclistas a compartilharem a mesma emoção da conquista de um brevet e medalha Audax. Um brevet seguro para os novos ciclistas.

Luiz M. Faccin
Dezembro 2010.
Texto será traduzido para francês e será enviado para publicação na Revista dos Audax
http://www.audax-uaf.com/pages/revue.htm

Nenhum comentário: